LegalTech Popular” impressiona banca da 13ª FEBRAT com inovação digital e linguagem jurídica acessível
O CETEP do Recôncavo Jonival Lucas foi destaque na 13ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica – FEBRAT 2025, promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o projeto “LegalTech Popular – Inovação Digital para Acesso à Justiça e Cidadania Ambiental.”
A apresentação, conduzida por Natalia Coaxi Costa e Rafaelle Santana Guerra de Jesus, com a colaboração de Ana Francisca Souza Coaxi e Júlia, sob orientação do professor Rodrigo Nascimento, encantou a banca avaliadora pela qualidade técnica, clareza metodológica e impacto social.
O LegalTech Popular é um projeto que une tecnologia, direito e sustentabilidade em uma proposta educativa inovadora.
Criado no Canva, o protótipo digital busca tornar a linguagem jurídica mais acessível e próxima das pessoas, especialmente das comunidades em situação de vulnerabilidade.
As estudantes têm demonstrado, com criatividade e domínio técnico, como traduzir o “juridiquês” em uma comunicação simples, visual e cidadã, fortalecendo o acesso à justiça e à educação ambiental.
A banca avaliadora destacou a organização dos protótipos, o uso eficiente do Visual Law e o impacto pedagógico do projeto, que também serve como domínio digital integrador, abrigando os diários de bordo e materiais dos cinco projetos apresentados pelo CETEP na FEBRAT.
“O LegalTech Popular é um projeto com grande potencial social e acadêmico. Quero continuar acompanhando essa proposta e espero revê-la na FEBRAT 2026, ainda mais forte”, afirmou uma das avaliadoras.
O trabalho reforça o papel da educação pública baiana na formação de jovens protagonistas, capazes de inovar, comunicar e transformar realidades por meio da ciência e da tecnologia.
LegalTech Popular, muito mais que um projeto: uma plataforma digital que traduz o direito, amplia vozes e transforma a cidadania.

Comentários
Postar um comentário