Agência Jhones Notícias produz reportagem sobre o projeto “Estação 40: Das Mangueiras da Memória aos Trilhos da Educação”, premiado nacionalmente na FEBRAT 2025, para o DesafioAgencias2025 do IAT – Educação, Comunicação, Jornalismo e Democracia

 
A Agência de Notícias Estudantil Jhones Notícias, do CETEP do Recôncavo Jonival Lucas, em Sapeaçu (BA), produziu uma reportagem especial sobre o projeto “Estação 40: Das Mangueiras da Memória aos Trilhos da Educação”, vencedor do 1º lugar nacional na 13ª FEBRAT, feira científica promovida pela UFMG.

A produção audiovisual integra a participação da Agência no Desafio Educação, Comunicação, Jornalismo e Democracia – Passaporte Encontro Estudantil 2025, iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que estimula as agências de notícias escolares da rede pública estadual a desenvolver reportagens sobre temas de relevância social e educativa.

A reportagem destaca como os estudantes do curso Técnico em Recursos Humanos – turno noturno transformaram a celebração dos 40 anos do CETEP do Recôncavo em uma pesquisa científica e artística, que resultou no álbum físico Estação 40, concebido como uma estação de trem cujos vagões representam as décadas da história da escola.

O vídeo produzido pela Agência Jhones Notícias mostra bastidores do projeto, entrevistas com as autoras e o professor orientador, e reflete sobre o papel do jornalismo estudantil como instrumento de participação democrática e valorização da educação pública.

O projeto Estação 40 foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 1º lugar na 13ª FEBRAT/UFMG, evento que reuniu projetos de 16 estados e do Distrito Federal, e também foi premiado em 1º lugar no Encontro Estudantil de Arte e Cultura do Recôncavo, classificando-se para a etapa final estadual, que ocorrerá na Arena Fonte Nova, em Salvador.

“Nossa equipe quis mostrar que o jornalismo feito por estudantes é também uma forma de educar e fortalecer a democracia dentro da escola”, afirmou um dos repórteres da Agência.

O professor responsável, Rodrigo Nascimento, destacou o caráter formativo da produção:

“O Desafio é um exercício de cidadania. A comunicação, quando feita com ética e propósito, aproxima as pessoas e dá visibilidade ao que a escola tem de mais valioso: seus estudantes.”

O vídeo da Agência Jhones Notícias, publicado no Instagram com a hashtag #DesafioAgencias2025 e marcado em @iat_ba, enfatiza a importância da comunicação escolar como espaço de construção coletiva do conhecimento, liberdade de expressão e exercício da democracia.

Com essa iniciativa, o CETEP do Recôncavo Jonival Lucas reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade, participativa e conectada às transformações sociais do território.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Sons & Negócios do CETEP Jonival Lucas avança para a Etapa Estadual do Encontro Estudantil 2025

CETEP DO RECÔNCAVO JONIVAL LUCAS COLOCA SAPEAÇU NO MAPA NACIONAL DA CIÊNCIA

Professores do CETEP Jonival Lucas apresentam trabalhos na Reconcitec 2025 da UFRB